Marketing Digital vs. Marketing Tradicional

11-12-2017

Não há dúvida que os meios de comunicação digitais estão a ter um impacto significativo no comportamento do consumidor. Com o crescimento da Internet, as empresas têm percebido a necessidade de reforçar a sua presença online e, portanto, gastam uma grande quantidade de recursos em marketing digital.
Enquanto anteriormente, a publicidade era principalmente limitada a jornais, rádio e televisão, hoje tem ido mais além. Ambos os media tradicionais e digitais têm os seus próprios aspectos. 

Procedemos então à análise comparativa destes dois meios de comunicação:


ALCANCE

Sem dúvida que as campanhas publicitárias através dos meios tradicionais chegam a uma grande parte da população. No entanto, a mensagem chega a um número ainda maior de pessoas através dos meios de comunicação digitais. A Internet ajuda a atingir uma gama de pessoas dentro de um curto espaço de tempo. Enquanto que o marketing tradicional está limitado apenas a uma geografia particular, os meios digitais não conhecem barreiras. 


CUSTO

Os anúncios de televisão, rádio e jornais são caros. O preço depende do slot e espaço escolhido. Para as pequenas empresas que têm um menor orçamento, é melhor a utilização de plataformas online. 


MONITORIZAÇÃO

A monitorização é mais simples digitalmente do que tradicionalmente. As empresas podem ver e medir em tempo real a eficácia da sua campanha e planejar assim novas atividades. 


DIÁLOGO 

O marketing através de meios de comunicação digitais permitem diálogos entre empresas e clientes. Através das redes sociais, os clientes podem discutir os seus produtos e serviços online em tempo real. A comunicação flui apenas de uma maneira na mídia tradicional e isso pode levar a confusões e problemas. No entanto, em meios de comunicação digital, a comunicação flui nos dois sentidos.


ENGAGEMENT


O 'engagement' é muito maior nas plataformas digitais. Digitalmente, as empresas podem incentivar os clientes a visitar os seus sites e testar os seus produtos e serviços. Os clientes podem também interagir com representantes da empresa e saber mais sobre o produto. A chamada à ação é mais fácil através da mídia digital.


No entanto, será errado dizer que o marketing tradicional está morto. Há ainda muitas partes do mundo, onde ainda não há muita utilização da Internet. Em tais casos, a mídia tradicional desempenha um papel muito importante na transmissão da mensagem.
Não obstante, com o marketing digital, as regras do jogo mudaram e cada vez mais empresas estão a consolidar a sua presença online para se manterem competitivas no mercado. 

© 2017 Comunicação Empresarial. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora