Marketing Sensorial | Cheirar, ouvir, ver e tocar para comprar!
O marketing sensorial, de evento ou de experiência, é uma das tendências atuais da comunicação das marcas, com o objetivo de criar vínculos de exclusividade e de fortalecer a relação marca/consumidor.
Com cada vez mais opções de produtos e serviços, os consumidores tornam-se mais exigentes na sua escolha. A publicidade já não basta para destacar uma empresa ou marca, não basta ser vista, é preciso ir mais além, é preciso ser notada! As marcas têm, hoje, a difícil tarefa de falar ao coração do consumidor.
"As pessoas vão esquecer o que você disse.
Vão esquecer o que você fez.
Mas, nunca esquecerão o que você as fez sentir."
Maya Angelou, poetisa norte-americana
A função do marketing de experiência é envolver os consumidores em ações positivas e inesquecíveis, que apelem aos sentidos básicos do ser humano (olfato, audição, tato e visão). Além de ser vista, uma marca tem que ser sentida, tem que causar boas experiências que vão perdurar para sempre a si associadas.
As marcas que conseguem provocar um sentimento positivo estão no caminho certo para conquistar um cliente novo ou fidelizar um cliente reticente. Mais do que produtos ou serviços uma marca deve apostar nos valores intangíveis e em experiências únicas que a diferenciem da concorrência.
Vê abaixo alguns exemplos de marketing sensorial:
A Häagen-Dazs está a usar tecnologia de realidade aumentada para entreter os clientes durante os minutos em que o gelado derrete ligeiramente e fica pronto a comer. A aplicação Concerto Timer iPhone permite assistir ao concerto de um violinista no topo da embalagem de gelado!
A cadeia de hotéis Marriott usou a tecnologia 4D para transportar virtualmente algumas pessoas para diferentes destinos de férias como o Havai. Oferecendo sensações características dos lugares, como o sol a aquecer o rosto ou pequenas gotas de água do mar.
